terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

RPG em Mossoró!!





A arte de contar histórias, desde mães embalando estórias para que seus filhos dormissem, pessoas em volta de uma fogueira à canções. Transmitir emoções e dar vida as palavras é algo que nos fascina! Por isso continuamos a jogar RPG e decidimos criar esse blog para dividir um pouco do nosso mundo a todos que lêem, contar um pouco de nossas estórias.


Quando comecei a jogar, nos anos 90, o Rpg parecia estar mais vivo em nossa cidade, não era incomum ver pessoas jogando em praças, nas calçadas, nessa época joguei Rpg até na escola durante os intervalos. Tínhamos uma loja de Rpg e card games, a Kingdom Store. O Pessoal chegou a reunir grupos para Live Action, o Mossoró by Night. O Live Action é o teatro no sentido literal, as pessoas se caracterizavam como seus personagens e jogavam, claro que mantendo a liberdade do Rpg, não havia roteiros para serem seguidos. O Rpg vivia e parecia que não iria morrer tão cedo.


Infelizmente só parecia, de lá pra cá o Rpg foi ficando cada vez pior das pernas, os eventos de Rpg que aconteciam cessaram, o Mossoró by Night não sei por qual motivo acabou se desfazendo, a única loja que tínhamos fechou! Ver pessoas jogando Rpg era cada vez mais raro. Não sei se os mais antigos na cidade foram ficando sem tempo pro Rpg ou se simplesmente achavam que não era mais “a deles” de jogar. Os mais novos acabaram pegando uma fase um tanto quanto confusa, ouviam falar do Rpg de mesa, mas não conheciam ninguém que jogasse, isso tudo aliado ao surgimento e difusão dos MMORPG's, o resultado seria uma deturpação do nosso hobby! Já cheguei a conversar com alguém que me perguntou quais jogos de RPG eu jogava e eu respondi: “Storytelling,Trevas,3d&t”, e ele me respondeu: “Humm, não conheço. Eu jogo WoW”. A vontade que dar é de se jogar na frente do primeiro caminhão que passar.

Montar um grupo de Rpg não é uma coisa fácil, os deuses dos dados sabem o quanto sofri até chegar a formação que tenho hoje. Posso dizer que a demora valeu a pena. Colocar culpa na falta de tempo, não cola mais! Vai dizer que por semana você não tem 3 horas livres?! É casado? Se tiver tido sorte como eu e sua mulher jogar Rpg também não haverá problema nisso, caso contrário que tal marcar sessões quinzenalmente ou quem sabe mensalmente?Assim ela não poderia reclamar de uma eventual “falta de atenção”. O importante é não deixar que o Rpg morra! Você fica de braços cruzados reclamando por não conhecer outros jogadores? Sente falta dos eventos em sua cidade e mesmo assim não fazer nada para que isso mude? Então, você está fadado ao fracasso! 

Por isso, eu e meu grupo decidimos criar esse blog, começaremos a nos expor, mostrar o hobby que nós tanto gostamos à outras pessoas. Se houver algum interessado em conhecer o Rpg lendo isso, estaremos dispostos a ensinar! Se for algum jogador experiente afim de trocar idéias, organizar mesas ou qualquer coisa que seja, estaremos à disposição. 

Nós decidimos que queremos mudar o quadro do Rpg em nossa cidade, e você? Não esqueça que você nunca está velho para brincar, você fica velho quando pára de brincar!


Eli Matos



4 comentários:

  1. é isso mesmo. Uma vez eu cheguei a achar que era velha demais pra jogar. Mas aí eu descobri que não há velhice no coração!

    hsuahsuah
    O texto ficou ótimo eli e chel! É isso aí gente, vamos colocar o RPG no cenário dessa cidadezinha pacata e cruel! :D

    ResponderExcluir
  2. peque, o post ficou ótimo, muito bem escrito! Nos faz querer mudar a cena de rpg da cidade... mas é assim que começa, com pequenas iniciativas como este blog!!! Te amo mt...bjs

    ResponderExcluir
  3. O Post ficou muito bom, e que a verdade seja dita. O RPG em Mossoró está passando por uma fase de decadência. Ainda existe grupos de RPG na cidade, mas esses grupos estão isolados. Gostei muito da idéia desse post e esse é o primeiro passo para divulgar esse hobby que é jogado no mundo todo.
    Parabéns a vocês.

    ResponderExcluir
  4. Muito bons os tempos áureos do RPG em mossoró, me lembro que eu jogava em uma mesa de 3D&t, os integrantes eram extremamente criativos, jogavamos em vários cenários diferentes, e a mesa era sempre muito divertida, porque nós fazíamos por gostar, então era diversão garantida. eu costumava migrar em vários grupos, por isso conhecia muita gente que jogava, e conheci muitos sistemas. e nessas minhas andadas eu vi muitas pessoas abandorarem o hobby por um motivou ou outro, o principal deles foi a dedicação aos estudos ou ao trabalho, é assim as pessoas vão ficando mais velhas e as vezes abandonam o jogo, isso é natural e compreensivo, mas em contra partida, conheço muitos outros que ainda hoje não conseguem resistir ao lançamento de um novo sistema, amigos que se conheceram no lançamento de dados juntando dinheiro pra comprar os livros novos se reunir uma vez por mes e jogar, nos vamos guardar todos os livros, e um dia velhinhos, não vamos jogar damas...com certeza não! =]

    ResponderExcluir